sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Teste de densidade óssea


Em termos médicos, a densidade óssea refere-se à quantidade de matéria por centímetro cúbico de ossos. A densidade óssea é medido por meio de um procedimento conhecido como densitometria, que é realizado ao longo da espinha lombar. É indolor e envolve a menor quantidade de exposição à radiação. Mais geralmente o teste de densidade óssea é utilizado para o diagnóstico da osteoporose.

A osteoporose é uma doença óssea que resulta num aumento do risco de fracturas. Uma anomalia na densidade mineral óssea, a interrupção na micro arquitetura de ossos e um desvio na proporção de proteínas não-colagenosas nos ossos, caracterizam a osteoporose. A idade avançada, baixa massa óssea, um sedentarismo, tabagismo e os hábitos de consumo e uma história familiar de osteoporose forma os principais fatores de risco para esta doença óssea. A fim de trazer uma detecção precoce da osteoporose, um teste de densidade óssea é aconselhável.

As mulheres, que estão em sua fase pós-menopausa e têm um fator de risco adicional para a osteoporose, devem fazer um teste de densidade óssea feito. Mulheres submetidas a uma terapia de reposição hormonal ou aqueles que têm uma fratura manutenção também são aconselhados a obter o teste de densidade óssea feito. Além de detectar a osteoporose, o teste de densidade óssea também ajuda na previsão do risco de ossos quebrados e determina a necessidade de seu tratamento.

O exame DEXA se acredita ser o teste de densidade mais precisa do osso. DEXA é a abreviação de dupla absorção de raios-x e pode detectar até mesmo uma variação de 1% na densidade óssea. O exame demora cerca de dez minutos e expõe o paciente a uma quantidade de radiação que é menor do que durante uma radiografia de tórax. Durante o teste, a pessoa encontra-se na cama sob um scanner e um braço de plástico que irradia raios-x. O scanner, em seguida, obtém imagens do corpo pacientes e as imagens são sujeitas a comparação de força óssea do paciente com os valores de densidade óssea desejáveis ​​no que diz respeito aos factores de estilo de vida, idade e risco de o paciente.

Os resultados do teste de densidade óssea são apresentados em termos de três parâmetros nomeadamente, o Z-score, o índice T ea densidade medida em gramas por centímetro cúbico.

A T-score compara a densidade óssea do paciente com a densidade ideal de pico osso para o gênero do paciente. É relatado que o número de desvios padrão, que estão abaixo o valor médio das densidades ósseas. A T-score, que trata de um ralador valor de -1 é considerado normal. Se alguns valores do escore entre -1 e -2,5, ele / ela é diagnosticada osteopenia e se forem considerados em risco de cair no osteoporose. Um escore T inferior a -2,5 é um diagnóstico de osteoporose. Em resumo, um índice T é o número de desvios-padrão acima ou abaixo da média para um adulto de 30 anos de idade saudável do mesmo sexo que a do paciente.

A Z-score é o número de desvios-padrão acima ou abaixo da média para a idade e sexo. É usado para comparar os resultados do paciente com os outros de idade do paciente, peso, etnicidade e do género. Uma pontuação z é usado para detectar um factor de fora do comum, se for o caso, resultando na perda de massa óssea do paciente. A Z-score de menos de -1,5 é diagnóstico de outros fatores que levam à osteoporose. Anormalidades da tireóide, desnutrição, efeitos secundários negativos de certos medicamentos ou o consumo de tabaco são os prováveis ​​fatores que levam à diminuição da densidade óssea.

Teste de densidade óssea é uma excelente ferramenta no diagnóstico de osteoporose e é bastante preciso em predizer o risco de fraturas. Um teste de densidade óssea pode detectar uma baixa densidade óssea, mas não pode dizer a razão por trás disso. Ele permanece com o paciente, com a consulta de um médico para refletir sobre sua / seu estilo de vida e avaliar o seu / sua história familiar para descobrir a razão e agir sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário